domingo, 27 de junho de 2010

O Papel da Matemática no nosso dia-a-dia

A Matemática está presente em nosso dia-a-dia. Quando vamos ao supermercado, consultamos extratos bancários, quantificamos o tempo gasto com uma atividade, falamos em indices diversos, balanceamos nossos alimentos, prevemos o futuro do nosso clube no campeonato que está sendo disputado,pensamos no aumento da mesada que os pais nos passa todo mês e assim acabamos percebendo que a matemática está presente no nosso cotidiano.

E com essa matéria podemos até explica alguns fenómenos diversos do nosso dia-a-dia.Como:

Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo?

Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII.

Quem vai ganhar nas eleições?

Previsão com base na teoria das probabilidades e estatísticas.

Qual o valor do seguro de vida a pagar?

As companhias de seguros usam estatísticas e probabilidade para ajustarem os seus prémios de acordo com a probabilidade de se ter um acidente durante um ano.

E assim percebemos que a Matemática ocupa um papel significativo no nosso cotidiano.

2 comentários:

  1. Para tudo a matemática se envolve como citado na postagem numa simples compra ao supermercado ela se faz presente,pois isso o que seriamos de nós sem a matemática? Concerteza sem lea seria muito complicado pois não teriamos formas para se chegar a conclusões que são necessarias para o nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Construimos uma dependência incrível da matemática , isto porque todas as soluções precisam literalmente de cálculos.Ela tambem pode ser consideradc como a base do nosso equilibrio financeiro.

    ResponderExcluir